A musicoterapia é um método terapêutico que utiliza a música como ferramenta para estimular e desenvolver habilidades sociais, comunicativas, cognitivas e emocionais das pessoas. A musicoterapia pode ser feita de forma individual ou em grupo, apenas escutando a música, cantando, dançando ou tocando instrumentos musicais, como violão, flauta e outros de percussão123.
A musicoterapia é indicada para pessoas com deficiência, pois ajuda a melhorar a funcionalidade e a autonomia nas suas ocupações, a prevenir e reabilitar as sequelas físicas ou psíquicas que afetam o desempenho ocupacional, a desenvolver e potencializar as habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais, a promover a inclusão social e a participação ativa na sociedade, a estimular a criatividade, a autoestima e a autoconfiança e a adaptar o ambiente físico e social às necessidades e potencialidades das pessoas1243.
A musicoterapia é realizada por um profissional capacitado, que avalia, planeja e executa as intervenções terapêuticas, utilizando recursos como jogos, atividades físicas, artísticas, lúdicas e cotidianas. A musicoterapia pode ser feita em casa, na escola ou em clínicas especializadas. A duração e a frequência das sessões dependem da avaliação e do objetivo de cada pessoa. Geralmente, as sessões duram entre 45 a 60 minutos.